A Ponte Metálica configura um importante marco histórico-geográfico para nossa região, a sua construção promoveu a união e o desenvolvimento entre as cidades de Mafra, SC e Rio Negro, PR. Construída nos estaleiros da CompagnieDyleetBaccalan, em Louvain, Bélgica, levou apenas um ano para ser montada, sendo entregue em 22 de novembro de 1896, no governo de José Pereira dos Santos Andrade, tendo custado aos cofres do Estado a quantia de 266 contos, 728 mil e 228 réis. As medidas oficiais da ponte são: 71,46m de comprimento, 7,00 de largura e 8,10m de altura. Essas medidas são famosas, pois a ponte é mais curta que os taludes que margeiam o rio Negro. Até hoje não se sabe ao certo qual a razão de tal erro, alguns dizem que foi erro de engenharia, pois mediram a distância das margens pelo leito do rio, o que parece viável, pois o seu comprimento é exatamente o da largura do rio em época de seca. Outra versão refere-sea famosa história da troca das pontes, segundo essa versão, a ponte que era para ser do Rio Negro foi enviada para um rio homônimo existente na África, e a de lá, mais curta, veio parar no Paraná. Situada em área que é um marco histórico-geográfico de disputas territoriais e de desenvolvimento social e econômico, o tombamento confirma, pelo lado paranaense, o valor da ponte, e vem reforçar a cooperação entre os estados, justamente sobre um marco de antigos litígios, pois a ponte também é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura da Fundação Cultural do Estado de Santa Catarina. A Ponte Metálica representa um importante marco histórico para nossa região, promovendo a união e o desenvolvimento entreas cidades de Mafra, SC e Rio Negro, PR. Fonte: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules e Conselho Municipal de Turismo.