História da imigração ucraniana:

No inicio do século XVIII o Brasil foi a pátria escolhida por vários povos que adotaram o Brasil como sua casa, entre estes os ucranianos. Muitos dos imigrantes que aqui chegaram encontraram várias dificuldades, o idioma do país foi uma delas, pois não era entendida pelos habitantes do país. Os ucranianos se espalharam por diversos Estados brasileiros, mais a maior concentração desse povo se deu no Estado do Paraná e Santa Catarina. Onde se instalavam, procuravam formar colônias para permanecerem unidos e manterem vivas suas tradições. Mafra foi uma das cidades escolhidas, principalmente nos bairros de Vila Argentina, Vila Ferroviária e Jardim América, onde a maioria dos descendentes permanece até hoje. Em 02 de fevereiro de 1972, deu-se então início a construção de uma Capela e já em 1975 começaram as obras da atual Igreja, que contou com apoio e doação total da população. Foram seis anos de árduo esforço conjunto da comunidade e em 06 de setembro de 1981, aconteceu a inauguração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rito Ucraniano Oriental, tendo como pároco, na época, o padre Hilário Bardhal. A igreja é de grande importância para a comunidade ucraniana, pois é ali que realizam suas celebrações e reforçam seu amor e sua fé em Deus.

Fonte: Jubileu de Prata de Inauguração, Igreja Ucraniana.

Localização:

Situada na área central de Mafra –  R. Gov. Jorge Lacerda, 146 – Centro I Baixada. Telefone: (47) 3642-8384.

Inauguração e atrativos:

Foi inaugurada em 06 de setembro de 1981. Além de atrair visitantes e turistas, cabe ressaltar a grande importância do templo religioso para a comunidade ucraniana, uma vez que o local é utilizado para a realização de celebrações de amor e fé em Deus, em rito ucraniano por parte dos descendentes ucranianos.

Ficha Técnica:

• Capacidade simultânea aproximada: 400 pessoas 

• Horário: mediante agendamento e nos horários das celebrações (quarta-feira às 17h30, sexta-feira às 19 horas, sábado às 18h30 e domingo às 08h30).

• Valor da entrada: Gratuita

 




Contatos:


telefone : (47) 3642-8384


REDES SOCIAIS